Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

Tendências inteligentes de vigilância por vídeo que você verá em 2020

Tendências inteligentes de vigilância por vídeo que você verá em 2020

A vigilância por vídeo é uma indústria em rápido crescimento. Está começando a desempenhar um papel significativo em cidades inteligentes, fazendas e até em casas inteligentes. É um componente crítico de segurança, mas também é usado para investigação após o fato.

Um bom exemplo é de Marbella, uma cidade inteligente no sul da Espanha que está usando o sistema de vigilância mais avançado de todo o país. De acordo com o El Pais, no início de 2019, uma das 85 câmeras IP UHD gravou o ladrão em ação, incluindo rosto, corpo, modo de andar etc. O mesmo sistema de vigilância, usando algoritmos de Inteligência Artificial (AI), digitalizou todos os vídeos de 85 câmeras em tempo real, aplicaram o reconhecimento facial e identificaram o mesmo ladrão andando nas proximidades.

Aqui estão as principais tendências de vigilância por vídeo que orientarão a evolução da segurança da tecnologia em 2020.

Análise de vigilância por vídeo baseada em I.A

A vigilância por vídeo pode ajudar a fornecer segurança e evitar eventos indesejados, mas, para encontrar informações valiosas em todo esse conteúdo de streaming, precisaríamos de olhos focados e não cansados. Tradicionalmente, alguns agentes de segurança ficam atrás da tela e navegam por diferentes fluxos de vídeo na esperança de encontrar algo extraordinário.

Com a tecnologia de Inteligência Artificial (I.A), esses agentes de segurança podem salvar seus olhos. O software I.A pode analisar imagens e áudio de transmissões ao vivo e gravações de vigilância por vídeo. Ele pode usar algoritmos de reconhecimento de imagem e reconhecer rostos, objetos, eventos e muito mais. Os robôs de I.A podem fazer isso cem vezes mais rápido que os olhos humanos e sem se cansar.

A I.A evoluiu para campos diferentes, e um dos mais importantes é a “Visão por Computador”. Existem diferentes subdomínios da Visão por Computador, estes incluem:

  • Detecção de eventos;
  • Reconstrução de cena;
  • Rastreamento de vídeo;
  • Reconhecimento de objeto;
  • Estimativa de pose 3D;
  • Estimativa de movimento;
  • Restauração de imagem.

Como a IA funciona na vigilância por vídeo?

Todos os dados das transmissões ao vivo de vigilância por vídeo serão alimentados a um mecanismo de processamento analítico baseado em IA. O mecanismo analisará o conteúdo em tempo real, extrair os metadados e enviará alertas imediatos aos agentes de segurança.

Essa análise geralmente não é realizada pelas câmeras no local, mas por computadores de ponta, como serviços baseados na nuvem. E na nuvem, o processamento da IA ​​pode ser feito por um servidor semelhante ou por meio de novos serviços, como o VSaaS (Vigilância por Vídeo como Serviço).

Aplicações populares de IA em vigilância por vídeo

  • Reconhecimento de rosto e objeto: pode ser útil para o controle de acesso inteligente a áreas sensíveis ou para identificar suspeitas de crimes / terroristas. Também pode ser usado para detectar objetos incomuns e perigosos. Esta aplicação é ótima para residências inteligentes para detecção de seres humanos / veículos / animais de estimação;
  • Análise comportamental: essa tecnologia baseada em IA pode observar comportamentos e eventos incomuns, por exemplo, pessoas que se deslocam em áreas proibidas após determinadas horas. Ou também pode haver multidões de pessoas crescendo rapidamente;
  • Detecção de movimento: Movimento incomum pode ser detectado em momentos ou áreas onde não deveria acontecer;
  • Análise de áudio: a vigilância também inclui áudio. A análise de sons anormais pode ser útil para residências, indústrias ou veículos inteligentes.

Monitoramento de vídeo atingindo ambientes extremamente severos

Monitorar ambientes extremos e remotos, como plataformas de petróleo ou minas de carvão, onde gases perigosos podem causar explosões e incêndios, ou navios de carga, onde a corrosão e a umidade são questões cotidianas, não é tarefa fácil. O uso de vigilância por vídeo tradicional nesses casos costumava estar fora de questão.

Mas, graças à nova tecnologia de computação e comunicação, esses ambientes extremos agora podem ser monitorados a partir de uma estação remota. Novas tecnologias em câmeras IoT, dispositivos de computação de ponta no local, NVRs de vigilância remota industrial robusta e recursos internos de banda larga móvel podem fazer isso acontecer.

As câmeras IP e os dispositivos de borda são os primeiros que devem ser reforçados. Os estojos de aço inoxidável, materiais especiais ou estojos duplos embutidos com líquidos de refrigeração podem ajudar a tolerar:

  • Temperaturas altas ou baixas;
  • Altos níveis de radiação;
  • Algumas explosões e incêndios;
  • Umidade e corrosão;
  • Vibração constante.

Como monitorar ambientes extremos?

As câmeras de segurança externas de gravação de conteúdo podem transmitir ao vivo para um smartphone pela rede 5G, ou também podem ser enviadas para um serviço em nuvem para uma análise de IA. A nuvem ou um dispositivo de computação de ponta, pode pré-processar todos os dados. A análise de IA pode fornecer controle de acesso físico, detecção de incêndio, derramamento de produtos químicos, inundações, detecção de intrusão e notificar o agente de segurança imediatamente.

Aplicações para Drones em Vigilância por Vídeo

Como os drones estão se movendo e voando, eles precisam de comunicações móveis e sem fio rápidas. Tecnologias de banda larga de baixa latência, como 5G, podem melhorar a precisão e a velocidade de seus tempos de resposta. Esses dispositivos voadores podem se comunicar em alta velocidade com um dispositivo de computação de borda próximo, veja as vantagens do monitoramento de drones:

  • Reconhecer comportamentos incomuns de grandes altitudes em multidões;
  • Monitorar perigos como incêndios, inundações ou vulcões em erupção;
  • Reconhecer rostos criminosos e seguir alvos.

Os drones estão ganhando muita popularidade em cidades, fazendas e indústrias inteligentes. É o caso da Huawei e da XAG, que se uniram para realizar experimentos de vigilância para fazendas inteligentes. O aplicativo usa banda larga móvel 5G sobre drones alimentados por IA e sensores IoT implantados em campos agrícolas. A solução usa drones voadores e uma IoT para ficar de olho nas fazendas, nos vídeos e também na detecção de fatores ambientais.

Cibersegurança em Vigilância por Vídeo

A cibersegurança se tornou uma das principais preocupações de consumidores, empresas, pequenas empresas e qualquer pessoa em qualquer setor da indústria. O mesmo vale para a vigilância por vídeo.

Em outubro de 2016, um dos DDoS (Distributed Denial of Denial of Service) mais destrutivo da história da segurança cibernética derrubou metade da Internet dos EUA. O popular ataque à botnet Mirai derrubou o provedor de serviços de registro de domínio Dyn , que hospedava sites como Amazon, Github, HBO, Netflix, Paypal, Reddit, Airbnb, Twitter e muito mais. O ataque infectou mais de 600.000 dispositivos IoT, e a maioria deles eram câmeras de vídeo de vigilância.

O ataque Mirai pegou câmeras IP vulneráveis ​​e as transformou em um exército de zumbis (ou bots). Hoje, todas as câmeras IP, NVRs ou drones conectados à Internet são altamente vulneráveis. As câmeras são geralmente construídas com padrões de baixa segurança e geralmente são usadas como backdoors para uma rede. Mas isso não é tudo, comprometendo sistemas inteiros de vigilância por vídeo, os hackers podem:

  • Colocar em risco a privacidade das pessoas;
  • Destruir conteúdo de vídeo valioso, como evidências;
  • Venda conteúdo de vídeo;
  • Usar câmeras de vídeo vulneráveis ​​como backdoors.

Em 2017, após o ataque Mirai, outro caso chegou às notícias. Dias antes, no dia da posse de Donald Trump, dois hackers ganharam o controle das câmeras de vigilância por vídeo de Washington DC. Aparentemente, e de acordo com um artigo do The Wall Street Journal , um computador da polícia que controla a vigilância por vídeo foi infectado com o Ransomware, para que os hackers pudessem assumir o controle de toda a vigilância da cidade mais importante dos EUA por um tempo.

Muitos fabricantes de câmeras de vídeo da IoT vendem seus produtos com inúmeras vulnerabilidades, que geralmente não atendem aos padrões de segurança. O compartimento das câmeras é fraco, elas vêm com senhas padrão fáceis de adivinhar, o Bluetooth está aberto etc. Todas essas vulnerabilidades apenas facilitam o hacking da vigilância por vídeo.

Considerações Finais

Embora todas as tendências para 2020 mostradas aqui marquem uma nova direção na vigilância por vídeo, a análise de vigilância por vídeo com inteligência artificial é a que mostra mais promessas. A tecnologia de IA com seus subcampos, como reconhecimento de imagem e visão de máquina, mudará completamente a maneira como o jogo é jogado.

Mas tudo se une, sem dispositivos de IoT, computação de ponta, banda larga de baixa latência 4G / 5G a vigilância por vídeo analítica baseada em IA não seria a mesma.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento