Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

22 Dicas de Segurança para Condomínios Residenciais

22 Dicas de Segurança para Condomínios Residenciais

A segurança em condomínios é um assunto em pauta a muitos anos no Brasil. Muitas pessoas optam por morar em apartamentos justamente por esse fator.

Porém, com a violência aumentando cada dia mais, é necessário criar métodos e pensar em maneiras de aprimorar a segurança para condominios.

Segundo o G1, o número de furtos e roubos em condomínio no estado de São Paulo cresceu 53%, contabilizando 1.300 delitos entre janeiro e abril de 2018.

Por isso, nós da que trabalhamos com segurança eletrônica trouxemos algumas dicas para que as pessoas de seu prédio não sofram com esse mal.

Contrate profissionais de segurança especializados

Para que a segurança seja redobrada, ela depende muito dos profissionais que atuam no condomínio, por isso, ao contratar funcionários especializados pesquise suas referências e habilitações. Caso necessário, realize um período de experiência para realizar uma avaliação mais acertiva.

Isso vale para todos os funcionários que, de certa forma, participam da segurança do condomínio, como zeladores e porteiros. Por isso, é importante que eles demonstrem conhecimentos específicos e que podem aumentar ainda mais a segurança em condomínios residenciais.

Equipamentos de segurança eletrônica

Com o avanço tecnológico dos últimos anos, hoje temos diversos equipamentos de segurança eletrônica eficazes para condomínios e casas.

Itens de segurança em condominios como portão eletrônico, câmeras de segurança e interfone são primordiais para manter o ambiente seguro.

Além disso, alarme e cerca elétrica colaboram muito para a segurança em casas e condominios pois inibem o intruso.

Controle de acesso

Com um serviço de controle de acesso, é possível realizar o registro e o gerenciamento detalhado de todo o fluxo dos condôminos e funcionários por meio de tokens de identificação de alta tecnologia, como leitores de chaveiro, digitais, senhas, interfone e controle remoto.

Assim, toda e qualquer movimentação em um condomínio, fica totalmente registrada.

Esse serviço de controle de acesso não só é ideal para pedestres mas também para a identificação de entrada e saída de veículos.

Existem diversas formas que podem ser utilizadas para aprimorar a segurança de condominios, como por exemplo, o uso de fitas adesivas no veículo que faz com que o portão abra automaticamente ao reconhecê-lo. O próprio condomínio pode realizar esse serviço ou pode optar pela terceirização de equipamentos de controle de acesso.

Monitoramento remoto

O monitoramento remoto consiste em uma equipe de segurança atuando por trás de câmeras de segurança, como um CFTV.

Todo o acompanhamento de movimento dos condôminos é feito a distância e toda a vigilância é transferida para uma central operacional, localizada na empresa de segurança, distante do condomínio.

Esse tipo de monitoramento atua 24h por dia, eliminando qualquer tipo de erro humano, alterações ou quebra de segurança.

Além disso, a efetividade na reação contra assaltos ou invasões é muito mais rápida e eficaz.

Guarita e portaria

O ideal é que a guarita esteja posicionada em um local estratégico, elevada e com os vidros escurecidos, garantindo também a segurança do porteiro.

As torres de vigilância são fundamentais para a segurança do prédio, pois, além de inibir intrusos, também garante que a polícia seja acionada caso necessário.

Estabeleça normas de convivio entre os moradores

Existem casos de assaltos e roubos em que a pessoa que cometeu tal delito, foi autorizada a entrar por um condômino.

Por isso, é importante estabelecer uma série de normas que envolvam todos os moradores e funcionários do prédio.

Um manual de segurança em condominios é uma forma de apresentar medidas preventivas que visam melhorar a segurança de todos que habitam e transitam no local.

Seguindo alguns exemplos já existentes em alguns condomínios, separamos algumas dicas de segurança para condominios residenciais:

  • Instrua o porteiro a abrir o portão somente após identificar o visitante e se comunicar com ele apenas pelo interfone interno da cabine;
  • Informar ao morador sobre a visita e solicitar a autorização para a entrada do visitante;
  • Em casos de entrega ou serviços terceirizados, identificar a empresa, solicitar autorização de entrada para o morador e registrar a entrada em livro com horário de entrada e saída;
  • Quando um morador estiver entrando ou saindo do condomínio, abrir o portão somente após verificar que não há pessoas suspeitas nos arredores;
  • A entrada de veículos no condomínio deve ser autorizada após a identificação da placa, em alguns condomínios são usados adesivos de identificação no para-brisas;
  • Quando a área externa do condomínio estiver em limpeza, manter todas as entradas trancadas;
  • O porteiro nunca deve abandonar a guarita;
  • É recomendado o uso de crachá aos visitantes;
  • O porteiro deve evitar comentários dentro e fora do edifício sobre a condição financeira dos moradores e seus hábitos;
  • Não acione o portão automático do prédio a longas distâncias;
  • Sempre tranque as portas do apartamento, mesmo que seja para saídas rápidas;
  • Não deixe cópias de chaves em guaritas ou com funcionários do prédio;
  • Receba encomendas nas guaritas e nunca solicite que o entregador suba até o apartamento;
  • Sempre participe de reuniões de condomínio em que o tema seja a segurança do local;
  • Procure ter uma boa relação com os vizinhos e estabeleça formas de comunicação em casos de perigo.

Sobre a terceirização de serviços

Em caso de contratação de serviços terceirizados para limpeza, portaria ou ronda motorizada, consulte se os funcionários possuem um treinamento relacionado a segurança do local.

Não deixe de pesquisar sobre as garantias que a prestadora oferece.

Conte com quem entende do assunto

Somos especialistas em segurança eletrônica, atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana. Temos diversos serviços como interfone, câmeras de segurança, portão eletrônico e cerca elétrica, entre em contato com a nossa empresa e solicite um orçamento.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento