Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

Como reduzir os riscos de assalto e acidentes em condomínios?

Como reduzir os riscos de assalto e acidentes em condomínios?

Gerenciar um condomínio, seja ele residencial ou comercial, não é uma tarefa fácil. Afinal, acidentes em condomínios são comuns, especialmente pela circulação de pessoas, e podem trazer muitos problemas.

A boa notícia, por outro lado, é que existem diversas estratégias de prevenção e precaução que podem ser utilizadas pelos condomínios para manter a segurança de quem ali circula.

Redução de riscos de acidentes em condomínios: Como fazê-lo?

A manutenção da segurança do espaço e de quem ali circula é uma das obrigações do próprio condomínio. Assim, para cumprir com seus deveres e efetivamente garantir a proteção, devem ser tomadas ações que levem em consideração todos os perigos oferecidos pelo espaço.

Dentre esses perigos estão os assaltos, acidentes e incêndios. Todos esses aspectos colocam em risco a segurança do local e, por isso, devem ser devidamente observados e receber medidas de prevenção.

Contrate uma empresa de bombeiro civil

Nossa primeira dica para evitar acidentes em condomínios e garantir a segurança deles é contratar uma empresa de bombeiro civil.

Essa modalidade de bombeiro corresponde aos profissionais que prestam serviços particulares para empresas e particulares. Assim, são desatrelados do serviço público e são essenciais para os condomínios.

Uma boa opção é buscar contratar empresas que lidem com a terceirização de bombeiro civil. Dessa forma, afastam-se os problemas que a contratação de um profissional específico pode causar, como ausências por motivos de doenças ou impossibilidade de atendimento por diversas questões. Acidentes em condomínios, assim, são mais bem controlados e evitados.

A terceirização desses serviços ocorre da seguinte maneira: o condomínio contrata uma empresa que, por sua vez, mantém contrato de prestação de serviços com profissionais bombeiros. 

Assim, em caso de acidente ou necessidade de vistoria o cliente notifica a empresa que contata os profissionais para prestar os serviços necessários. Isso permite que o atendimento seja realizado o mais rápido possível pelos bombeiros que se localizarem nas proximidades ou de plantão.

Realize vistorias e a manutenção predial

Outra questão essencial para evitar acidentes em condomínios é a realização de vistorias e da manutenção predial. Afinal, é crucial que ambientes e sistemas de segurança sejam constantemente analisados e reavaliados.

Dessa forma, é possível identificar falhas nos sistemas de segurança, saídas de emergência e sinalização. Ao mesmo tempo, também é permitida a análise quanto à segurança dos elevadores, portas anti-incêndio e sistemas sinalizadores de fumaça e fogo.

Isso é imprescindível para evitar acidentes em condomínios, uma vez que se vai diretamente às possíveis raízes do problema e se garante que falhas são previamente consertadas.

Esse serviço, aliás, é prestado igualmente pelos bombeiros civis, responsáveis por garantir não só a precaução aos acidentes, mas também as ações necessárias para diminuir as conseqüências negativas daqueles que eventualmente ocorrerem.

Promova treinamentos para prevenir acidentes em condomínios

Além disso, é muito importante que os moradores, trabalhadores e transeuntes do seu condomínio conheçam as formas de prevenção e também de controle de situações indesejáveis.

Dessa maneira, reforçam-se as ações que evitam acidentes em condomínios. Para isso, novamente a figura do bombeiro civil é importante. É esse profissional que possui o conhecimento e capacidade de treinar terceiros e garantir que eles saibam como lidar com situações diversas.

Os treinamentos devem ser realizados periodicamente. Eles incluem pautas como incêndios, evacuação e primeiros socorros.

Desenvolva políticas de normas de segurança

Outro ponto para evitar acidentes em condomínios é o desenvolvimento de normas de segurança interna. Diante disso, não só os moradores e trabalhadores estão preparados para agir contra essas situações. Eles igualmente estão treinados para evitá-los.

As regras devem ser claras e incluir diversas situações. O bombeiro civil é o profissional capacitado para auxiliar no desenvolvimento dessas normas internas e para explicá-las para todos.

Faça uso de sistemas de segurança diversos

É impossível deixar de falar nos modernos sistemas de segurança que auxiliam a precaver os acidentes em condomínios. Dentre eles é possível citar aqueles de câmeras, alarmes e detectores de fumaça e de fogo.

Veja que todos eles são essenciais. As câmeras permitem ter controle de quem está circulando pelo local, bem como identificar eventuais criminosos em caso de crimes ou responsáveis por acidentes e ações contrárias às normas internas.

Já os alarmes pretendem identificar invasões e o transpasse de limites não permitidos pelo condomínio. Por fim, os detectores de fumaça apontam a possibilidade de existência de focos de incêndio e permitem que haja a rápida ação de controle.

Outros sistemas que são importantes são os de segurança e controle de entrada, como interfones. Com eles os acidentes em condomínios, sejam gerados por ação involuntária ou não, são limitados.

Seguro de proteção para condomínios

Por fim, embora não evitem acidentes em condomínios os seguros de proteção à propriedade são cruciais para esses espaços. Com eles se garante maior proteção e, também, a possibilidade de cobrir despesas causadas por ações acidentais, furtos e roubos.

Artigo produzido em parceria com segurança eletrônica em Goiania.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento