Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

Instalação elétrica: O que é, como funciona. NR

Instalação elétrica: O que é, como funciona. NR

Se você está realizando a construção da sua casa nova, ou se até mesmo, você está em busca de ajuda para refazer toda a instalação elétrica sua casa e está em busca de ajudar, para que consiga realizar esse processo de instalação elétrica da maneira correta, então saiba que o artigo de hoje pode ser um ótimo aliado seu, pois a seguir será possível que você tenha a oportunidade de conferir todas as informações que você precisa sobre a instalação elétrica, saberá o que é o NR, conhecerá os tipo de instalação elétrica, além de ficar por dentro de um passo a passo bastante detalhado sobre a forma na qual você poderá realizar esse processo. Sendo assim, continue de olho no artigo e confira essas e outras informações para ficar por dentro de tudo e conseguir fazer a instalação elétrica da forma certa.

O que é instalação elétrica?

A instalação elétrica, na verdade, se trata do processo no qual você realiza a instalação de energia elétrica em toda a sua residência. Sendo assim, para que na sua casa ou apartamento haja luz, tomadas com energia para o funcionamento dos mais diversos aparelhos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e etc. se faz necessário que, caso não haja, você realize o processo de instalação elétrica para que a sua casa possa gerar energia. 

A instalação da energia elétrica na sua casa se faz mais que necessária e hoje em dia é algo essencial nas nossas vidas, principalmente quando se trata de iluminação, que é um dos mais importantes. Logo, a gente tenta imaginar como as pessoas conseguem sobreviver antigamente, sem luz ou energia para utilizar aparelhos que facilitam bastante nossas vidas e eu tenho a total certeza que se você nunca viveu sem luz, você deve imaginar como seria, não é mesmo? Até mesmo muitas pessoas que viveram no tempo em que instalação elétrica era mais difícil ou nem existia, não conseguem viver hoje sem a mesma.

Graças a tecnologia, hoje em dia podemos utilizar geladeira para que nossa comida possa ser conservada e antigamente, como era feito? Já que a mesma só funciona com energia? Além disso, aparelhos novos foram surgindo, como aparelhos de televisão, celulares e outros e as pessoas foram se apegando cada vez mais a essas novas tecnologias e por este motivo hoje são tão dependentes da energia elétrica, seja é produzida por meio do sol, ou do vento ou de outras fontes.

Com isso, alguns pontos de instalação elétrica existentes hoje são as usinas ou grandes redes, que são responsáveis por realizar e desenvolver tecnologias para a geração de energia. Como já mencionado, essa energia pode ser gerada das mais diversas formas, seja por meio de hidrelétricas, painéis fotovoltaicos, que captam a luz solar e transformam-na em energia, além das torres eólicas, que captam o vento e também transformam em energia, além de muitos outros. Então, você pode hoje, ter energia em sua casa da forma que você preferir e tiver condições.

Como funciona uma instalação elétrica?

Uma instalação elétrica, ao se tratar de um ponto de referência, muitas das vezes funciona realizando processos que fazem com que a energia seja gerada. Sendo assim, se você vai até uma instalação elétrica como as usinas hidrelétricas, você vai conseguir encontrar pessoas trabalhando nas mais diversas funções, onde algumas estão ali analisando o desempenho de atividade da usina e redistribuindo as cargas necessárias, além de outros funcionários. A usina hidrelétrica é uma barragem. Essa barragem é construída de forma que o rio seja fechado. A estrutura é enorme e composta por diversas partes e assim, quando as comportas se abrem, é a força da água que gera essa energia. Além das usinas, você também encontra outras linhas e redes que também são instalações elétricas.

Quais são os tipos de instalação elétrica?

Hoje em dia, são três tipos diferentes de instalações elétricas existentes. Sendo assim, esses três tipos de instalação elétrica são as seguintes:

  • A residencial ou a predial;
  • A comercial;
  • E a industrial.

No caso das instalações prediais ou residenciais, estamos nos referindo a esta instalação realizada nas nossas casas, que é mais básica e comum e que possui tomadas e interruptores, sendo basicamente isso. As comerciais são bem parecidas, mas pode haver bem mais componentes que a predial/residencial e por fim, a instalação elétrica industrial é mais complexa, pois os sistemas podem mudar e serem mais complexos.

O que é uma instalação elétrica de baixa tensão?

Uma instalação de baixa tensão é aquela em que existem menos condutores e componentes. Esses, são determinados pelo engenheiro na hora da construção da casa e assim, são definidos os totais de interruptores e tomadas, além de outros sistemas. Além disso, quando nos referimos a clientes de baixa tensão, isso quer dizer que o consumo de energia elétrica dessa pessoa é baixo. Isso é uma forma de sinalizar o uso de energia de cada pessoa.

O que é NR?

É possível que você veja falar muito sobre a NR e não saber o que ela significa. Logo, eu vou explicar tudo direitinho para você. A NR, como é conhecida, na verdade se trata das Normas Regulamentadoras. As mesmas são responsáveis pelas medidas de segurança, além de medicina em ambientes de trabalho. 

As Normas Regulamentadoras (NR) se tratam de normas que são obrigatórias e que não devem ser excluídas de empresas, sejam elas públicas ou privadas e portanto, todas as orientações e medida que são apresentadas essas normas, devem ser colocadas em práticas dentro das empresas obrigatoriamente. Além das empresas públicas e privadas que possuem a obrigatoriedade de aplicação das Normas Regulamentadoras (NR), os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário também deverão implementá-las.

Posso trabalhar com instalação elétrica sem NR?

Assim como acabamos de mencionar anteriormente, todas as empresas, sejam elas privadas ou públicas, tem a obrigação de trabalharem de acordo com a NR ou Normas Regulamentadores e é por este motivo que as empresas de instalação elétrica não podem, de forma algum, dispensar o uso dessas normas, pois existe a possibilidade de as mesmas serem punidas, já que ela funciona como lei obrigatória. Além disso, a NR é como um manual, com informações e orientações que, muitas das vezes, são capazes de auxiliar bastante e por isso não devem ser dispensadas, até mesmo para a própria segurança dos funcionários e dos consumidores/clientes.

Preciso de qual NR para trabalhar com instalação elétrica?

Cada empresa possui uma NR específica direcionada. Sendo assim, para que você consiga abrir a sua empresa de instalação elétrica, saiba que haverá a necessidade de você estar de acordo e implementar na sua empresa a NR 10.A mesma oferece orientações e medidas que servem para que a integridade dos trabalhadores seja garantida, além de sistemas preventivos e muitas outras informações e implementações importantíssimas.

Qual a importância da instalação elétrica?

A instalação elétrica possui uma série de pontos importantes. Isso porque, é graças a ela que você terá a possibilidade de conseguir utilizar eletrodomésticos, eletroeletrônicos e vários outros. Além disso, é ela quem gera iluminação para a sua residência. Além de muito mais.

Instalação Elétrica: conceitos básicos (potência elétrica, VA e Watts)

A potência elétrica se trata de uma das grandezas físicas, que irá ajudar na hora de fazer a medição do trabalho, de acordo com o seu intervalo de tempo.

Como fazer instalação elétrica residencial? Passo a passo completo!

Para que você faça uma instalação elétrica residencial, você deverá seguir o seguinte passo a passo e tudo dará certo.

  • O primeiro passo é você fazer a planta da sua casa;
  • Por meio dela você irá destacar e definir os pontos de luz;
  • Determine tomadas de uso geral e específico (potências);
  • É preciso que você realize o cálculo da potência total;
  • Depois disso, chegou a hora de criar os circuitos elétricos;
  • Em sua planta, você deve desenhar o posicionamento de cada duto;
  • E por fim, basta realizar as ligações elétricas.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento