Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

8 dicas de segurança para sua casa antes de viajar

8 dicas de segurança para sua casa antes de viajar

Independente se você está saindo de viagem por apenas um final de semana ou por um mês, viajar vai além de comprar passagens e reservar hotel, pensar na segurança eletrônica da sua casa também deve fazer parte dos planos.

E para que você e sua família consigam passear e aproveitar com tranquilidade, tomar algumas precauções e pequenos cuidados podem ajudar para que transtornos futuros não ocorram.

Transtornos esses que podem ser de dois grupos, os gerados por problemas na própria casa, sem interferência de terceiros, e os que acontecem devido a falta de segurança ou erros nela.

Programe-se para não deixar alimentos perecíveis na geladeira

O primeiro cuidado que você deve tomar é o de esvaziar a geladeira ou deixar o mínimo de alimentos possíveis dentro dela enquanto estiver fora. Essa ação evitará que você retorne e encontre alimentos estragados e com mau cheiro.

Além disso, carnes e comidas congeladas também entram no pacote, isso porque, caso ocorra uma queda de energia que permaneça por bastante tempo, esses alimentos virão a descongelar, sujar o freezer e estragar.

Por isso a dica é, esvazie o máximo que puder a sua geladeira, principalmente se for passar por um tempo mais prolongado fora de casa.

Tire os aparelhos eletrônicos da tomada

Antes de sair para viajar algumas precauções devem ser tomadas para a segurança do seu lar. Tirar aparelhos eletrônicos como, televisão, ar condicionado, aparelho da internet, entre outros eletrônicos que você tenha a ter da tomada.

Fazendo isso antes de sair, você evita que aparelhos queimem em caso de queda de energia, ou que, em caso de algum curto elétrico, esses eletrodomésticos peguem fogo por estarem conectados a rede de energia.

Trave a saída de gás

Outra ação extremamente importante que você deve fazer antes de sair para viajar é travar a saída de gás.

Seja gás em botijão ou encanado, ter uma trava de segurança para que você possa fechar quando precisar ajuda na segurança da sua casa, porque através dela é possível evitar vazamentos que podem terminar em explosão. E ninguém quer ter uma viagem interrompida com uma notícia terrível dessas não é mesmo?

Feche os registros

Não apenas o registro do gás, mas também o da água deve ser fechado antes de viajar. Assim vazamentos e alagamentos são evitados caso algum cano estoure ou outro acidente relacionado a água aconteça.

Instale temporizadores nas luzes

Os fatores externos que geram insegurança em quem está saindo para viagem também são importantes. Para isso, uma das primeiras dicas é que você instale temporizadores nas luzes, assim pode programar para que elas se liguem no início da noite e desliguem um pouco antes da madrugada.

Essa é uma ótima estratégia para que, se caso alguém estiver mal intencionado e cuidando sua casa, a pessoa pense que alguém está dentro de casa.

Um erro comum das pessoas é achar que devem deixar sempre uma luz acesa, porém essa estratégia já conhecida por aqueles que invadem casas.

Desligue a campainha

Outra dica interessante e que muitas pessoas não observam é a de desligar a campainha. Isso deve ser feito pois uma estratégia utilizada por quem tem intenção de invadir um lar é tocar a campainha algumas vezes ao dia para saber se alguém atende.

Porém, caso essa pessoa toque a campainha e não escute o som dela, não terá como utilizar essa estratégia.

Cuidado com as redes sociais

Com a utilização constante das redes sociais, principalmente do Instagram, onde as pessoas postam vídeos e stories mostrando sua viagem, tornou-se muito fácil para os mals intencionados tirarem proveito da situação.

Por essa razão, mesmo que você seja um influenciador, ou tenha um negócio que faça uso do serviço de agência de mídias sociais, peça para que não divulguem que você está viajando, pois, principalmente para pessoas conhecidas, sempre existem aquelas más que querem tirar proveito da situação.

Além disso, evite comentar com vizinhos que irá viajar, pois você nunca sabe quais são de confiança ou não. Entretanto, caso tenha um familiar próximo ou um grande amigo da família, avisar que irá viajar pode ser um bom artifício, porque, caso haja alguma movimentação na sua casa, saberão que não é você.

Trancas e cadeados

Nunca deixe o portão fechado com o cadeado para o lado de fora, isso indica que não há ninguém em casa. Por isso, arranje uma estratégia para que consiga fechar pelo lado de dentro.

Se possível, tenha portões eletrônicos e alarmes em caso de abertura.

Além disso, verifique antes de sair se todas as portas e janelas estão corretamente trancadas com trincos e fechaduras.

Se possível, não deixe dinheiro e jóias expostas pela casa onde possam ser vistas por quem passa na rua.

Por fim, com esses cuidados, certamente você poderá fazer uma viagem tranquila sabendo que quando voltar para casa tudo estará em ordem.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento