Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

Conserto de portão eletrônico automático compensa?

Conserto de portão eletrônico automático compensa?

É sempre um incômodo enorme quando o portão automático estraga, pois isso acarreta em custos financeiros que podem nos pegar desprevenidos. Mas será que é melhor já trocar o portão de cara, ou o conserto de portão automático compensa? Querendo ou não, o motor para portão automático é uma segurança eletrônica.

O primeiro a se fazer para chegar a uma conclusão é investigar as causas do portão ter estragado, que podem ser inúmeras.Logo depois será possível avaliar o custo benefício de conservar o que já tem ou investir em um novo.

Por isso, ao longo deste artigo vamos apresentar algumas situações que podem gerar danos em portões e os cuidados devido para evitar que estraguem. Dessa forma descobriremos o que precisamos evitar no manuseio deste equipamento.

Defeitos em portão automático: principais causas

As principais situações que ocasionam em defeitos nos portões automáticos. geralmente, vão determinar se é possível um conserto de portão automático ou não. Já que a gravidade do problema é o que realmente importa.

Uma causa leve são as interferências de sinal, que fazem com os portões possam abrir sozinhos, por exemplo. Geralmente essa interferência é externa, podem ser sinais de antenas, alarmes de carro, torres de sinal de celular e até os da TV.

Existem aparelhos mais sofisticados hoje em dia que captam o sinal dos controles enquanto a pessoa está acionando para entrar no portão da residência. Então esse é um motivo em que não é necessário trocar o portão, e sim ajustar o controle.

Outra causa, que pode ser detectada através de ruídos no interior do motor é o desgaste dos rolamentos. O rolamento por desgaste natural do motor, tende a manifestar barulho com o tempo. Neste caso também é só substituir os rolamentos.

E, caso tenha chovido e posteriormente o portão começou a apresentar defeitos, as principais suspeitas devem ser estator queimado ou alterado (o que pode acontecer também com a ação do tempo, principalmente quando não são feitas manutenções).

E também por motivo de infiltração de água interna no motor e falta de energia, caso a luz tenha caído. O que não é um problema só no caso de chuva, já que os disjuntores de casas e empresas podem desarmar por inúmeras razões.

Pode acontecer de o fim de curso apresentar defeitos (isso ocorre quando o motor para portão não emite comandos como descer ou subir). Nesse caso, uma manutenção de um fim de curso pode ser feita.

É preciso ficar sempre atento às placas de comando também, pois qualquer alteração que aconteça nelas pode acarretar em mau funcionamento.

Em casos de quebras de portão automático

Primeiro de tudo é que a rede elétrica deve estar desligada ao fazer alterações no portão, e caso não tenha habilidades ou não esteja bem equipado não é aconselhável que mexa nele.

O ideal é sempre chamar um profissional capacitado para manusear o motor, principalmente em caso de falhas no mesmo e em questões elétricas.

Na maioria das vezes é algo simples, o que faz com que o conserto de portão automático compense, mas não é bom que pessoas sem conhecimentos específicos mexam. E, caso não seja simples, haverá talvez a necessidade de troca.

Cuidados com portões eletrônicos

A manutenção preventiva é a escolha certa para quem deseja cultivar o bom funcionamento de qualquer equipamento eletrônico e evitar o conserto de portão automático.

Primeiro de tudo: não é necessário forçar os portões automáticos, seus motores servem exatamente para o seu perfeito funcionamento.

Por isso evite ao máximo abri-lo manualmente, e não se esqueça que ele precisa de graxa periodicamente, para deslizar de forma mais fácil.

Limpá-lo também é uma forma de preservá-lo. E para isso não use produtos abrasivos que estragam o portão, por exemplo: sabão em pó e esponjas de aço. O ideal é que a lavagem seja feita com detergente neutro, diluído em água e aplicado com um pano.

Limpe, principalmente, o local entorno do automatizador e mantenha-o arejado para evitar a proliferação de insetos e acúmulo de umidade nas partes elétricas do equipamento (que inclusive é citada nas principais situações que prejudicam o mesmo, no tópico acima.)

Verifique sempre as condições das roldanas em casos de portões deslizantes, muitas vezes seus rolamentos quebram proporcionado o travamento das roldanas.

Isso faz com que o portão fique muito pesado, sobrecarregando o automatizador e diminuindo consideravelmente vida útil do portão.

E ponha em mente que é melhor uma manutenção preventiva do que ter que consertar depois, porque além de ficar mais caro, ainda pode acarretar na compra de um produto novo.

Bom, podemos concluir que em algumas situações o conserto de portão automático compensa sim, apesar de terem situações que não vai ser possível. Mas, a maior conclusão que chegamos é: é necessário preservar o bom funcionamento do portão com boas práticas de manutenção.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento