Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

Vigilante de segurança: como se preparar para ser um excelente profissional

Vigilante de segurança: como se preparar para ser um excelente profissional

Atuar como vigilante de segurança em residências exige que você esteja disposto a se profissionalizar. Além de se dedicar, é preciso ser comprometido e ter paciência, já que sua responsabilidade é observar o que acontece e ajudar na proteção de comércios ou casas. Quem está pensando em seguir esta carreira deve se focar nos seguintes aspectos:

Bom relacionamento com colegas

Na área da vigilância, a forma mais prática de conseguir um novo trabalho é por meio de indicações. Assim, o ideal é sempre manter um bom relacionamento com colegas.

Alguém que você conhece em sua primeira empresa ou que fez o curso de vigilante ao seu lado pode ser o responsável por abrir portas no mercado de trabalho.

Apresentação pessoal

Apresentação pessoal não envolve apenas a forma de se vestir, mas, sim, a imagem de profissionalismo que é transmitida. Geralmente, como vigilante, você terá que usar um uniforme, então, mantenha-o sempre limpo e bem passado.

Além disso, a postura também é levada em conta. Você precisa ser sério, mas não deve ser bruto ou antipático. Afinal, o objetivo é proteger as pessoas e não as assustar ou fazer com que deixem de frequentar aquele local.

Curso de formação de vigilantes

O curso de formação de vigilantes serve para orientar o profissional em diversos aspectos de sua carreira. Então, é importante se dedicar e concluir esta etapa quanto antes.

Vale lembrar que, mesmo após a formação na área, você deve continuar estudando, para aprender novas técnicas e até o que é levado em conta na hora de contratar um vigilante.

Atenção

A atenção é indispensável para quem escolhe esta profissão. É necessário estar observando o que acontece a sua volta o tempo todo, mas sem se perder em pensamentos.

O bom vigilante consegue diferenciar um cliente escolhendo produtos de um ladrão determinando o que pretende roubar. Da mesma forma, quando atua na proteção de residências, observa a movimentação da rua e se atenta a qualquer mudança.

Comprometimento

Apesar de ter um expediente para cumprir, o vigilante não é acompanhado de perto por seus superiores. Ainda assim, é importante ser comprometido e cumprir seu horário de trabalho.

Aqueles que deixam de comparecer sem uma justificativa ou fazem o horário que acham melhor acabam perdendo a credibilidade. As reclamações surgem aos poucos. O recomendado é se comprometer com o trabalho desde o início, até porque, assim, aumentam suas chances de ser indicado para outro serviço de vigilância.

Controle emocional

Um bom vigilante não pode se estressar por qualquer coisa, até porque corre o risco de apontar uma arma para outra pessoa sem um motivo razoável. É muito importante ter equilíbrio emocional para seguir a carreira.

Mesmo que algo aconteça e seja necessário intervir, evite levantar a voz e fale calmamente com os envolvidos. Desse modo, você transmite confiança e profissionalismo.

Comunicação

Boa comunicação garante que você mostre seu profissionalismo tanto na fala quanto na escrita. Além de conseguir transmitir informações, você precisa estar apto a entender o que é repassado.

Mesmo que sua responsabilidade principal seja manter a segurança de uma casa ou comércio, você precisará ouvir as pessoas e deve fazê-lo com respeito e atenção. Alguém pode, por exemplo, relatar alguma atividade suspeita próxima de casa e você precisará entender essa informação para ir averiguar.

Planejamento

Enquanto estiver no serviço de vigia, você será exposto às mais diversas situações. Esteja preparado para enfrentar os cenários distintos, desde mais calmos aos mais perigosos.

Se sua responsabilidade é cuidar de uma loja, por exemplo, tenha conhecimento de todas as saídas e quanto tempo leva para que uma pessoa chegue até lá.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento