Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

Como aumentar a segurança em restaurantes

Como aumentar a segurança em restaurantes

A pandemia do novo coronavírus aumentou a necessidade que todos os empreendedores do setor alimentício aprendam como aumentar a segurança em restaurantes.

Seja um restaurante que só trabalha com aplicativos de entrega como o Rappi, seja com quem recebe clientes em seu salão, é essencial adotar medidas de segurança para reduzir a contaminação.

No entanto, é importante também entender que saber como aumentar a segurança em restaurantes não é só relacionado à pandemia, mas também a outras necessidades.

Quer aprender como aumentar a segurança em restaurantes? Veja algumas dicas abaixo!

Esteja de acordo com a legislação atual para o segmento

Muitos empresários reclamam que a legislação, regulamentação e a burocracia são obstáculos para quem quer empreender e criar empregos no Brasil. E, de certo modo, eles estão parcialmente corretos. Afinal, o tempo médio de abertura de empresas no país é acima da média mundial.

No entanto, é preciso ter em mente que nem todas as regulamentações são empecilhos. Algumas delas literalmente salvam vidas. As legislações de segurança, saneamento e cuidado em estabelecimentos alimentícios são exemplo disso.

Portanto, é essencial que o seu empreendimento esteja de acordo com a legislação atual para o segmento. Na verdade, o ideal é encarar as regulamentações como o mínimo necessário e não o máximo. Se puder, faça sempre mais do que a lei pede para poder aumentar a sua segurança.

Tenha protocolos de como aumentar a segurança em restaurantes

Existem dezenas de processos dentro de um restaurante que os clientes não enxergam. Na verdade, os consumidores só vêem a parte de atendimento, mas não compreendem direito que o trabalho em um estabelecimento do tipo é muito maior.

Pensando nisso, é essencial que o dono do restaurante estabeleça protocolos de segurança em todas as ações e processos internos do estabelecimento. Isso vale para o período do coronavírus, mas também para depois dele.

Por exemplo, qual é o protocolo de segurança para receber os entregadores do Rappi e entregar o pacote delivery para eles? Qual o protocolo de segurança para receber os carregamentos de ingredientes? Como descongelar cada alimento? Como congelar? Qual é o protocolo para limpeza dessa parte ou daquela?

A parte boa de estabelecer esses protocolos é garantir uma uniformização dos cuidados básicos de segurança em restaurantes. Dessa forma, há um ganho constante na proteção da sua equipe e dos seus clientes.

Os principais protocolos devem ser relacionados ao recebimento de alimentos e higienização da produção dos pratos. Afinal, aí está o maior risco de contaminação em um restaurante e é importante pensar na segurança da saúde dos seus clientes, não é mesmo?

Dobre o cuidado com as instalações de gás do seu restaurante

Você sabia que o gás de cozinha não tem cheiro? Naturalmente, o Gás Liquefeito de Petróleo, que é o gás de cozinha, não tem cheiro algum. Ele um aditivo chamado mercaptano justamente para receber aquele odor característico. Isso porque o gás é invisível. Logo, seria muito difícil detectar vazamentos se não conseguimos ver ou cheirar o gás, não é mesmo?

Esse tipo de cuidado existe pois o risco de vazamento de gás é sempre constante. Uma falha na mangueira que liga o botijão até o fogão, por exemplo, e o gás começa a escapar.

Em um restaurante, os riscos são muito maiores. Em primeiro lugar, existem muito mais botijões e bocas de fogão do que em uma casa. Além disso, todo mundo está sempre com pressa, sempre focado em entregar o próximo pedido. Isso faz com que haja um risco de esquecimento de uma boca vazando gás, por exemplo.

Portanto, invista sempre muito em ações de prevenção e de checagem das instalações de gás do seu restaurante. O objetivo é garantir que está tudo em ordem para sua equipe trabalhar em segurança.

Invista em bons EPIs para a sua equipe interna

A cozinha não é um ambiente fofinho. É um lugar hostil para quem não tiver cuidado. Especialmente porque há muita pressa para fazer com que todos os pratos fiquem prontos.

Por isso, há o risco de cortar o dedo quando for cortar as batatas, acertar a mão com o martelo de carne, se queimar na frigideira ou derrubando óleo.

Sendo assim, é essencial que o seu restaurante forneça EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de muita qualidade para os seus funcionários. Além de dar bons equipamentos, é importante ensinar o seu time a usá-los e garantir que eles estão utilizando-os do jeito certo.

Afinal, caso haja um acidente porque um profissional não estava usando o EPI, a empresa pode ser responsabilizada mesmo fornecendo o equipamento.

Pronto, agora você já viu algumas dicas importantíssimas e aprendeu como aumentar a segurança em restaurantes. Colocando essas dicas em prática, você diminuirá consideravelmente os riscos de ver o seu negócio envolvido em algum tipo de acidente ou em problemas de intoxicação por parte dos clientes.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento