Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

Como seu celular pode tornar sua casa mais segura?

Como seu celular pode tornar sua casa mais segura?

O telefone celular tornou-se um dos itens mais essenciais no dia a dia da vida moderna urbana. Só no Brasil, estima-se que existam, ao menos, 154 milhões de aparelhos smartphones, conforme pesquisa divulgada pela Telebrasil, em fevereiro de 2020.

A popularidade desses dispositivos é creditada a diversos fatores. Atualmente, no celular, é possível fazer mais que ligações. Já não é mais uma novidade que os aparelhos de hoje em dia tirem fotos de alta qualidade, façam chamadas de vídeo e até te ajudem a ficar em forma.

Isso deve-se a tecnologia de processamento dos celulares, que o permite operar como um minicomputador. Dessa forma, principalmente por meio de aplicativos instalados, o celular torna-se uma poderosa ferramenta, não só de entretenimento, mas também de trabalho e fonte de renda.

O que poucos sabem, porém, é que também é possível que o seu smartphone auxilie na segurança de sua casa. Em alguns casos, o seu telefone móvel pode, inclusive, funcionar como uma câmera de vigilância no seu lar. Para isso, basta instalar os aplicativos corretos.

Assim, preparamos uma lista com algumas das possíveis formas de como o seu celular pode tornar sua casa mais segura. Confira.

Função nova em um celular antigo

É comum que muitos de nós tenhamos algum modelo de celular mais antigo guardado na gaveta — ou saibamos de alguém que o tenha. Esse aparelho em desuso pode adquirir uma nova função, tornando-se uma câmera de segurança ou uma babá eletrônica, desde que seja compatível com um aplicativo que possibilite isso.

Uma das aplicações mais conhecidas é o Alfred Home Security, disponível tanto para Android, quanto para iOS. A configuração é bastante simples: basta que você cadastre uma conta no aplicativo e use o mesmo e-mail em dois aparelhos de celular — um deles funcionará como a câmera e o outro deve ser o que você usa no cotidiano.

Com funções de detecção de movimento e registro de áudio, o aplicativo permite que você seja informado sobre o que está acontecendo remotamente, seja no quarto das crianças, enquanto você trabalha em outro cômodo, ou na sala, quando estiver em sua casa e sentir a necessidade de monitoramento.

Internet das coisas

Um dos conceitos tecnológicos que prometem mudar a forma como nos relacionamos com os eletrônicos é chamado de “internet das coisas”. Ele já pode ser aplicado a algumas funções que contribuem para a segurança da casa por meio do seu celular.

Basicamente, a internet das coisas abrange a comunicação entre objetos por meio de uma rede de conexão wireless, ou seja, sem fio. Uma das aplicações mais simples deste conceito na segurança da casa feita pelo celular é o serviço de monitoria oferecido por diversas empresas de vigilâncias.

Nesse tipo de serviço contratado, o aparato de alarme e câmera de sua casa pode ser controlado pelo seu celular, de qualquer lugar. As funções variam de acordo com o plano escolhido e vão desde o monitoramento ao controle de alarme. Em vias práticas, em um dia corrido, em que se esqueceu de ativar o alarme antes de sair de casa, isso pode ser resolvido de qualquer lugar via smartphone.

Numa esfera de segurança mais doméstica, mesmo aparelhos eletrodomésticos já têm surgido com funções acopladas ao telefone, por meio de aplicados das próprias empresas que os vendem. Em alguns casos, é possível, por exemplo, desligar o fogão ou a máquina de lavar roupa via celular. Isso evita acidentes e aumenta a segurança de sua família.

Coletividade na vizinhança

Por fim, os aplicativos de bairro também são uma ferramenta potente para potencializar tanto a segurança do seu lar, quanto melhorar a relação com seus vizinhos. O app Bairro Seguro, por exemplo, permite que vizinhos reportem movimentações suspeitas em casas das redondezas pelo aplicativo.

Assim, tanto o morador em questão fica sabendo o que está acontecendo em sua propriedade, quanto os vizinhos próximos podem atentar-se sobre o que acontece em suas proximidades.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento