Segurança Eletrônica em BH e região metropolitana

Segurança doméstica: como deixar a casa segura para idosos

Segurança doméstica: como deixar a casa segura para idosos

Envelhecer é um processo natural do ser humano e junto com ele podem surgir certas dificuldades, limitações ou problemas que afetam o nosso dia a dia.

E neste contexto, a nossa casa, local onde geralmente passamos a maior parte do tempo quando estamos em idade mais avançada, pode acabar gerando certos acidentes, impasses e riscos.

Por isso, para que você ou um ente querido que está na terceira idade evite essas adversidades em casa, nós separamos a seguir dicas realmente úteis e importantes de segurança doméstica.

Então continue acompanhando a leitura do artigo e veja como deixar a casa mais segura para idosos.

Como deixar a casa mais segura para idosos

Adaptações nos ambientes

Uma das principais medidas para tornar uma casa mais segura para idosos é fazer adaptações nos ambientes.

Por exemplo, instalar corrimãos nos cômodos da casa ou do apartamento, melhorar a iluminação nos ambientes, facilitar o acesso a interruptores e retirar tapetes, móveis, fios, cabos ou quaisquer outros itens que possam vir a ser obstáculos para a locomoção dos idosos na residência.

Evite ao máximo deixar a casa desorganizada e com coisas espalhadas por ela.

Sendo assim, busque manter uma rotina de limpeza, organizando todos os itens e deixando-os em seu devido lugar. Isso vale até mesmo para objetos que são considerados pequenos ou inofensivos, como o cabeamento estruturado ou mesmo um quadro. Lembre-se que a organização pode contribuir - e muito! - com a redução de ameaças.

Dessa forma, seguindo essas medidas, os idosos terão apoios para se locomover, conseguirão enxergar melhor as coisas e evitarão esbarrões, tropeços e quedas.

Inclusive, essa questão de adaptação de ambientes é uma grande preocupação que lugares que cuidam de idosos, como uma casa de repouso, têm. Portanto, invista nela para ter mais segurança doméstica!

Atenção com as escadas

Se a residência possui escadas, o cuidado deve ser redobrado, afinal de contas, até mesmo adultos e pessoas mais jovens as vezes tropeçam, se machucam ou caem nelas.

Por isso, é importante ter bastante atenção quando for utilizá-las. Elas precisam estar sempre bem iluminadas, limpas e sinalizadas, e precisam de um corrimão para evitar ao máximo algum tipo de risco ao idoso.

Vale ressaltar ainda a importância de contar com um catalisador para tinta, uma vez que as cores podem ajudar na locomoção e na visão dos idosos. Por isso, avalie as opções, busque a opinião de especialistas e veja qual a solução ideal para o seu imóvel. Essa análise deve ser feita de forma frequente, a fim de manter a escada sempre em perfeitas condições.

Além disso, se for possível fazer uma reforma e substituir as escadas por rampas com piso antiderrapante e corrimão, melhor ainda!

Cuidados no banheiro e na cozinha

Muitos idosos quando caem em casa, geralmente caem nesses dois cômodos, no banheiro ou na cozinha.

Por isso é importante instalar algumas barras de segurança nesses ambientes, de modo a fornecer pontos de apoio para os idosos.

Além disso, principalmente em relação ao banheiro, é essencial tirar a porta do box (caso tenha) e deixar uma cortina ou mesmo sem nada para que assim os idosos não tropecem no degrau do trilho. 

Evite ao máximo usar tapetes (a não ser que sejam aqueles de borracha que são fixados no chão).

E também é importante instalar pisos antiderrapantes, ter um vaso sanitário em uma altura adequada, ter maçanetas do tipo alavanca e optar por móveis que possuam cantos arredondados, assim, em caso de alguma batida o ferimento é bem menor.

Nesse sentido, avalie também a possibilidade de contar com um serviço de solda, já que essa modalidade pode apresentar versatilidade na hora do uso. O ideal é buscar pelo conforto e bem-estar do indivíduo, oferecendo uma vida mais ativa e funcional para ele.

Observação em relação à altura da cama e do colchão

A altura da cama e do colchão está adequada? É possível deitar e se levantar de maneira fácil ou há uma certa dificuldade em relação a essas ações rotineiras?

Observe isso e veja se não é necessário aumentar ou diminuir a altura. Além disso, veja se a densidade do colchão está adequada para o peso e tamanho de quem vai se deitar nele.

Assim, seguindo essa recomendação e as dicas anteriores a sua casa ou de seu ente querido estará muito mais segura!

E uma última dica, deixe telefones de emergência em um local bem visível e de fácil acesso, pois, alguns idosos não sabem usar o whatsapp. Dessa forma, se houver qualquer problema, é mais rápido e prático para o idoso ligar e pedir ajuda.

DEIXE A SUA SEGURANÇA NA MÃO DE ESPECIALISTAS

Solicitar orçamento